[DOWNLOAD] "O Filósofo Ignorante" by Voltaire ~ eBook PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: O Filósofo Ignorante
- Author : Voltaire
- Release Date : January 20, 2020
- Genre: Philosophy,Books,Nonfiction,
- Pages : * pages
- Size : 3534 KB
Description
Voltaire foi um prolífico e influente pensador do Iluminismo francês. Famoso pelo estilo sagaz e por seu repúdio a qualquer forma de fanatismo e superstição, ele escreveu dezenas de ensaios, peças de teatro, poemas e ficções.
O filósofo ignorante é uma das obras finais de Voltaire, escrita na última década de sua vida. Nela, o autor faz uma síntese dos principais pontos de sua filosofia, apresentando-os em forma de perguntas (ou “ignorâncias”, como ele as chama).
Voltaire ele tece criticas a sistemas filosóficos antecessores a si, isto é, a René Descartes, Gottfried Wilhelm Leibniz e a Baruch Espinoza.
Em um tom bem-humorado, o livro expressa o pensamento crítico de Voltaire, no qual nos convida a refletir sobre os desdobramentos da razão em diferentes aspectos na natureza humana. Ao mesmo tempo, o Filósofo ignorante propõe uma emancipação do homem, onde ele não se apoie em fundamentos religiosos, mas no próprio exercício da razão, entendendo a ignorância como chave para o conhecimento.
Ao discutir tópicos como o sentido da vida, a liberdade, a moral, a natureza e a justiça, Voltaire procura manter uma postura humilde, sem perder de vista as limitações do conhecimento humano, mas sempre com o espírito crítico e mordaz que contribuíram para que se tornasse um dos pensadores mais populares da modernidade.
Ao longo dos capítulos são levantadas questões sobre a moral, a liberdade do homem, a eternidade, sobre os limites do conhecimento e sobre Deus. No capítulo XXIII, percebe-se a posição deísta de Voltaire que não está relacionada a religiões reveladas, nem em dogmas religiosos de qualquer espécie, mas sim pautada na razão, ou seja, o deísmo/teísmo de Voltaire é marcado pela sua experiência de vida, sem revelação religiosa ou divina, mas pautada no exercício da razão e do “livre pensar”.